EEDCL-ESCOLA DIÓGENES VOLº1

ENSINANDO O QUE SE VIVE, VIVENDO O QUE SE APRENDE.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010



  Um bom ouvinte não só é popular em qualquer lugar, mas também fica sabendo das coisas depois de algum tempo.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

HISTÓRIA DE SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE (RN)


HISTÓRIA


Localizado na Borborema Potiguar, o município de São José do Campestre no seu início era simplesmente uma clareira. Ao seu redor, existiam algumas casas que ficavam distantes das outras, encravadas em fazendas, cuja as principais atividades era o plantio de algodão, feijão, milho e a criação de gado. 

Etimologicamente, Campestre é uma palavra de origem latina - Campester, Campestri que significa algo relativo à planície, à campina. A vegetação que deu origem ao nome local era exuberante e os responsáveis pela conformação do recanto eram os cursos d´água do rio Jacú.

Nesta clareira, grandes fazendeiros, vendedores e compradores de gado e algodão foram se transformando. No ano de 1890, anteriormente, grandes fazendeiros já haviam se radicalizado no lugar como José Antonio, sem sobrenome, cuja propriedade se localizava à margem esquerda do Rio Jacú. A fazenda de José Antonio originou depois a rua dos alpendres, por causa da primeira casa construída dividida em alpendres.  Atualmente essa rua é denominada Rua José Antonio, homenagem justa ao fazendeiro que ajudou fundar a cidade.

O padre Tomaz Aquino Maurício, vigário de Nova Cruz, em rápida passagem pela localidade, celebrou uma missa improvisando o altar debaixo de uma árvore com uma imagem de São José, cedida pelo pioneiro José Antonio.

A primeira capela foi construída de frente para o rio Jacú por Pedro Inácio, no período de 1895 a 1897.

Em 1943, por força do Decreto Estadual 268 do governador Antonio Fernandes Dantas, a antiga localidade apenas de Campestre passou a denominar de São José do Campestre. A escolha do santo para designar o nome da cidade deveu-se em grande parte, ao fato de quase todas as fontes de renda do município advirem da agricultura e por ser são José, o patrono dos agricultores já obter grande influência do fazendeiro José Antonio.

Em 1910, quando o Governador Alberto Maranhão iniciou a construção da estrada de rodagem ligando São José de Campestre a Nova Cruz, o pequeno povoado contava com oito residências. O advento dessa estrada acelerou o desenvolvimento do povoado, facilitando o surgimento de pontos comerciais e de várias moradias. Em 1930, São José de Campestre contava com 120 casas residenciais, vários pontos de negócio e uma concorrida feira realizada as sextas-feiras.
A criação da cidade ocorreu em 1948 através do primeiro projeto de lei apresentado pelo deputado Theodorico Bezerra. A lei estadual n.º 146 foi aprovada no dia 23 de dezembro, desmembrando de Nova Cruz. Hoje a cidade conta com um distrito, chamado de Ipiranga (Japí II) que fica à 12km da sede.

A comarca foi criada em 1º de janeiro de 1949, com instalação datada em 22 de janeiro de 1956. As primeiras eleições se realizaram em outubro de 1952 e o primeiro prefeito eleito foi o Sr. Lindolfo Damião de Souza, empossado no dia 31 de março de 1953. 

No ano de 1965, foi construído sobre a responsabilidade do DNOCS, o açude público Japí II, com capacidade para armazenar 20.649.000 m3, sendo o 8º maior reservatório de água do Estado.

Em 25 de setembro de 1988, foi inaugurado pelo Governador Garibaldi Alves, a adutora Monsenhor Expedito, trecho agreste/trairí, que trouxe água encanada de qualidade, vinda da Lagoa do Bonfim para a população de São José do Campestre. 

A cidade fica a 97 km de Natal e em linha reta 82km. Tem uma área de 345 km2. As coordenadas  geográficas são: 6º 18` de latitude Sul e 35º 42`de latitude W.Gr. Seu clima é quente, seco no verão, com temperaturas máximas de 36º graus, e ameno no inverno em média de 22º graus de temperatura. Está a 175 mt acima do nível do mar. Seus pontos mais altos stituam-se na Serras de de Boqueirão, que circurdam a cidade, embora o solo se apresente mais ou menos plano, sem desníveis acentuados.

Os municípios circuvizinhos são: Santa Cruz, Tangará, Serra Caiada, Boa Saúde, Lagoa Danta, Passa e Fica, Serra de São Bento, Monte das Gameleiras e Japí.

A administração atual é do Prefeito José Borges Segundo (Zequinha Borges), que em seu primeiro mandato já tem mostrado ser uma das figuras políticas queridas da cidade. O povo campestrense é inteligente, solidário, hospitaleiro e tem grandes figuras de projeção no Estado e País.


DADOS DA CIDADE:


POPULAÇÃO: 12.355 (IBGE 2010)

DISTÂNCIA DA CAPITAL: 97Km

ÁREA TERRITORIAL: 345 Km2

FESTAS POPULARES: Festa de Reis (05 e 06 de Janeiro), Padroeiro (19 de Março), Emancipação (23 de Dezembro)

PONTOS TURÍSTICOS: Monte Cruzeiro (Visão Panorâmica da cidade), Sitio Arqueológico (Comunidade rural de Picos), Açude Japí (Comunidade rural de Japí II) entre outros.

COMO CHEGAR: 
Da capital: BR 101 até o viaduto de Parnamirim; BR 304 até o contorno entre a BR 304 e a BR 226 pegando sentindo a BR 226; Segue a BR 226 até o município de Tangará, passando pelas cidades de Bom Jesus e Serra Caiada; Chegando em frente ao Terminal Rodoviário de Tangará, siga à esquerda para pegar a RN 093 até a cidade de SJCampestre-RN que fica à apenas 18Km.

Mapa de localização da cidade de São José do Campestre-RN
(clique para ampliar) 


FOTOS DA CIDADE

Vista da cidade do alto do monte cruzeiro

Estátua de Frei Damião que fica no alto do monte cruzeiro

Igreja Matriz São José

Praça São José

Açude Japí II - comunidade Rural de Japí a 12km do centro da cidade
Câmara Municipal

Casa de Cultura Popular Pálacio Borborema Potiguar

Feira livre realizada toda as sexta-feiras

Pituras rupestres do Sítio Arqueológico Casa de Pedra - comunidade rural de Picos a 9km do centro da cidade
Vista do alto do Sítio Arqueológico Casa de Pedra

OBRAS DO PÓRTICO TURÍSTICO É INICIADO NO MUNICÍPIO

OBRAS DO PÓRTICO TURÍSTICO É INICIADO NO MUNICÍPIO

A gestão do prefeito Zequinha Borges tem dado prioridade em dar uma nova roupagem na cidade, priorizando obras de infraestrtura como a contrução de pórtico turístico na RN 093 a uns 100 metros da entrada da cidade.

A secretaria de turismo enfatiza a grande importância da obra, porque também será construído em breve um calçadão que ligará o pórtico passando pela Rua Vereador Manoel Cardoso,até o espaço onde será construída uma área de lazer do Largo da Paz, e que embelezará muito a cidade.

O custo da obra é na ordem de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais) que foi autorizado pelo governador Iberê Ferreira através de um convênio firmado com o Governo do Estado pela secretaria de infraestrutura.O município entrará com dez por cento do valor do projeto em forma de contrapartida.

Segundo o secretário de turismo, William Moura, declarou que diferença do atual governo em relação as gestões anteriores, é que essas obras eram esperadas há anos pela população e que os ex-prefeitos não conseguiram por deixarem o município inadimplente. "A cidade está se preparando para ser tornar mais bonita, organizada e atrativa. Essas obras são o início do futuro que está mais próximo para alcançarmos ainda mais a satisfação dos visitantes e o orgulho de cada morador da nossa cidade, finalizou.




sábado, 18 de dezembro de 2010 CAVALGADA DA EMANCIPAÇÃO É MAIS UM SUCESSO DE PÚBLICO EM CAMPESTRE

Aconteceu neste sábado (18), mais uma edição da cavalgada alusiva ao aniversário dos 62 anos anos de emancipação política, onde participaram cavaleiros e amazonas com 182 animais montados. O evento que está na segunda edição, garante a sua tradiconalidade e a inclusão no calendário de eventos do município.

A programação contou inicialmente com um delicioso café da manhã, distribuição de camisas que foram oferecidos gratuitamente. O percusso iniciou da fazenda Barrinha com destino à Fazendo do senhor Danilo Maciel. De lá, a comitiva passou por diversas ruas chegando até a igreja matriz, onde foi celebrado uma missa campal pelo pároco Gilvan Miguel que abençoou todos os presentes. O percusso se estendeu até a quadra do bairro paraíba que finalizou com uma feiojada com churrasco e animação de vários grupos musicais, tudo também de forma gratuita para o públilco presente.

A 2ª cavalgada é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e que contou com o apoio de outras secreatarias municipais, do técnico da Emater, Sebastião Coelho, do empresário Lula de Men e vários patrocinadores.

O prefeito Zequinha Borges em seu discurso na quadra de esporte do bairro paraíba, fez questão de mencionar que o público é a razão da cavalgada acontecer. "Obrigado por nos acompanharem até aqui. A presença de todos nos eleva, nos anima. Vocês são a razão da festa acontencer". E aproveitou para promover o evento em 2011. "Ano que vem vamos realizar nossa terceira edição e, será uma festa que vai vrescer a cada ano. Conclui.



















sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Tiririca recebe diploma de deputado sob aplausos e Maluf é vaiado Cerimônia na Assembleia de São Paulo também oficializou Alckmin no governo do Estado


O deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, o mais votado do país, foi a grande estrela da festa na cerimônia de diplomação nesta sexta-feira (17) na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Muito aplaudido, foi ele quem abriu a diplomação dos deputados federais. Depois de dois socos no ar, mostrou o diploma para as fotos, cumprimentou os ministros do Tribunal e voltou para o lugar.

Pouco antes, logo ao chegar, Tiririca disse aos jornalistas que aquele era “o primeiro de muitos [diplomas] que vêm aí”. Aparentando nervosismo, o deputado chegou com a mulher e disse estar ansioso.

Quem também foi muito aplaudida foi a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), que ficou alguns segundos mostrando seu diploma sob os aplausos.

As vaias foram todas reservadas a Paulo Maluf (PP-SP), que ao ser anunciado recebeu alguns aplausos, que foram perdendo a força até acabarem abafados pelas vaias à medida que se aproximava de seu diploma. Mesmo assim, distribuiu sorrisos, exibiu o documento e cumprimentou todo mundo que pôde.

Perto do fim, Marta Suplicy (PT) e Aloysio Nunes (PSDB) foram diplomados. Foi a deixa para a parte final do evento.

Assim que os senadores paulistas sentaram em suas cadeiras, às 11h30, Alckmin e seu vice, Guilherme Afif Domingos(DEM), se levantaram para o momento mais esperado da manhã. O auditório se levantou para aplaudi-los, os fotógrafos se acotovelaram para encontrar um bom ângulo.

A diplomação chegou ao fim sem nenhum discurso do próximo governador de São Paulo, que deixava o auditório enquanto deputados, senadores, suplentes se cumprimentavam.



    A PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DO BRASIL DILMA RUSSEFF RECEBE HOJE ÁS 13 HORAS DA TARDE O DIPLOMA DE PRESIDENTE JUNTO AO MICHEL TEMER.
VIVA VIVA O BRASIL.
  

TERRA ADORADA ENTRE OUTRAS MIL ÉS TU BRASIL Ó PÁTRIA AMADA DOS FILHOS DESSE SOLO ÉS MÃE GENTIL PÁTRIA AMADA BRASIL!!!!!!!!!!!!

FIFA WORLD CUP- COPA DO MUNDO NO BRASIL 2014!!!!!


                               PARA ACOPA DE 2014 O ESTÁDIO JÁ ESTÁ ESCALADO.

     ESTÁDIO NACIONAL DE NATAL-CAPACIDADE PARA 170 MIL PESSOAS -ENTRGA  EM  DEZEMBRO DE 2012.

NATAL SEMPRE FOI CONHECIDA PELA SUAS BELEZAS E PRAIS E MONUMENTOS HISTÓRICOS.O GOVERNO DO RIO GRANDE DO NORTE VEM INVESTINDO PARA QUE NATAL TAMBÉM SEJA CONHECIDA COMO A  CAPITAL DO ESPORTE.APÓS A CONSTRUÇÃO DO ESTÁDIO NACIONAL DE NATAL ,NOSSA CAPITAL TAMBÉM ESTARÁ PRONTA PARA RECEBER OS JOGOS DA COPA DO MUNDO DE 2014.

   REVISTA SUPER ESPORTES

ASSISTA O VRUM NO SBT TODO DOMINGO ÁS 9 HORAS DA MANHÃ.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

PREFEITURA LANÇA SEU PRIMEIRO JORNAL INFORMATIVO

A prefeitura de São José do Campestre, dentro do critério de transparência da administração municipal, lançou este mês, o seu primeiro jornal informativo intitulado "Campestre Agora", em virtude do slogan da administração e que torna mais um instrumento de comunicação junto à sociedade.

"Na realidade, além de ser mais um órgão informativo das ações municipais, é também, uma prestação de contas da administração para que a população possa acompanhar o nosso trabalho, mas também de cobrar da edilidade", explicou o Prefeito Zequinha Borges.

Em sua primeira edição, o informativo da prefeitura, trouxe diversas matérias das secretarias distribuídas em oito páginas, com fotos coloridas, contemplando os mais diversos assuntos, tais como: a dívida deixada pelos gestores passados, inauguração de praças, obras diversas que estão sendo realizadas, dentre outros.

É importante que as secretarias sejam contempladas para mostrar a descentralização dos serviços e, ao mesmo tempo, que a prefeitura está trabalhando em todos os setores, sempre com o pensamento voltado para o bem-estar da coletividade", explicou Zequinha.

O informativo traz na última página, as ações da Secretaria de Turismo. "Fizemos muito em apenas poucos meses de gestão em frente da Setur. O nosso desafio  será muito maior para 2011, onde iremos atuar em vários projetos, divulgando ainda mais a cidade com os seus atrativos para que os turistas venham conhecê-la  e com isso  gerando renda para a população", enfatizou William Moura.

O informativo "Campestre Agora" será trimestral. O primeiro número corresponde aos meses iniciais da gestão. A responsabilidade do boletim é da Coordenadoria de Comunicação.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA
 
 
 

Decidido: Voto em DILMA


A minha caixa de correio eletrônico foi tomada por uma “avalanche” de e-mails contra uma candidata apenas, a Dilma Roussef. Preciso dizer com todas as palavras, que fiquei indignado. sabe porque? é bem simples “Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra” (Jo 8,7).

No segundo tempo a bola vai rolar elegantemente pelo gramado e balançar a rede, é goool do Brasil... esse foi um dos e-mails que recebi assinado pelo D.Luiz Eccel, Bispo de Caçador (SC). o qual me fez tomar a grande decisão de votar em Dilma, após ter "marinado" no primeiro turno.

Eis alguns fragmentos do e-mail.

"Por que estão jogando pedras só na Dilma? Em 1Jo 1,10 está escrito: “Quem diz não ter pecados, faz a Deus de mentiroso”. Conclusão: Os que jogam pedras não têm pecados. Eis o grande problema. Estão tomando o lugar de Deus. Mas Ele mesmo, não tendo pecado, não jogou pedras na pecadora. Isto é muito sério. Na verdade quem joga pedras está negando Deus". (...)

"Assim, concluí: Todos somos pecadores, mas uma só pessoa está levando pedradas nesta campanha eleitoral à presidência do Brasil. Aí, eu que já havia escolhido o meu candidato, fiz uma nova escolha. Decidi, diante de Deus, que esta mulher apedrejada é a minha candidata para presidir o Brasil. Tem também um velho ditado popular que diz: “Só se atira pedras em árvores que dão frutos bons”. E pesquisando descobri que esta candidata, enquanto ministra, produziu muito e bons frutos". (...)

"Nosso saudoso e amado Dom Helder Câmara dizia: “Quando reparto o meu pão com os pobres, me chamam de santo, mas quando pergunto pelas causas da pobreza, me chamam de comunista”. (...)

"Procurei me aprofundar mais no conhecimento da minha candidata. Descobri que é uma mulher honrada e séria. Arriscou sua vida, durante a ditadura militar, da tirania do poder que oprime, tortura e mata. Sim, a Dilma foi presa e torturada por querer um Brasil democrático, fraterno, solidário, com vida e dignidade para todas as pessoas e não somente para algumas". (...)

"Quem deseja servir o povo, precisa jogar limpo. Pessoa religiosa não é a que fica dizendo Senhor, Senhor... mas aquela que faz a vontade de Deus. E a vontade de Deus é “que todos tenham vida e a tenham plenamente” (Jo 10,10). (...)
 





REVEILLON EM CAMPESTRE DIA 31 DE DEZEMBRO DE 2010 ÁS 00:00 HORAS DA NOITE VOCÊ NÃO PODE PERDE ESSE MOMENTO FELIZ E HUMANO CRISTÃO O ANO NOVO EM SJ CAMPESTRE.
são josé do campestre uma cidade abençoada por Deus e agraciadas pelos devotos de são josé.
banhada pelo rio jacu rica em cultura popular do boi de reis ao pastoríl uma verdadeira explosão de cultura popular por isso venha pra cá passeia e explora o que a cidade campestre tem a lhe mostra.

GEOVANE RODRIGUES

Será realizado neste sábado (18), a 2ª Cavalgada da Emancipação em comemoração aos 62 anos de emancipação política promovido pela P


Será realizado neste sábado (18), a 2ª Cavalgada da Emancipação em comemoração aos 62 anos de emancipação política promovido pela Prefetura de São José do Campestre através da Secretaria Municipal de Turismo

O percusso sairá da Fazenda Barrinha com destino a quadra de esportes do bairro Paraíba, onde terá o encerramento com churrasco gratuito e uma feijoada dançante para os participantes.

A programação terá também a entrega de kits  para os vaqueiros contendo uma camiseta com boné as 08h30. A largada será às 09h. e às 10h30 haverá uma pausa em frente à igreja matriz para a benção dos vaqueiros.

O evento tem por objetivo incentivar a prática do turismo rural e a valorização histórico-cultural, através da cavalgada, gastronomia entre outros.

Segundo o secretário de turismo, William Moura, esse é um segmento que vem crescendo, oportunizando o lazer, contato com a natureza e atividades no espaço rural e natural. "Será um passeio que pode ser feito com a familia e amigos. Quem participa nunca esquece. É um evento de confraternização que resgata e valoriza a vida rural da região. Quem não for, vai cair do cavalo", enfatizou William Moura.

A cavalgada conta com o apoio do técnico da Emater Sebastião Coelho e do Empresário Lula de Men.refetura de São José do Campestre através da Secretaria Municipal de Turismohjujkljgfgf

O percusso sairá da Fazenda Barrinha com destino a quadra de esportes do bairro Paraíba, onde terá o encerramento com churrasco gratuito e uma feijoada dançante para os participantes.

A programação terá também a entrega de kits  para os vaqueiros contendo uma camiseta com boné as 08h30. A largada será às 09h. e às 10h30 haverá uma pausa em frente à igreja matriz para a benção dos vaqueiros.

O evento tem por objetivo incentivar a prática do turismo rural e a valorização histórico-cultural, através da cavalgada, gastronomia entre outros.

Segundo o secretário de turismo, William M


Será realizado neste sábado (18), a 2ª Cavalgada da Emancipação em comemoração aos 62 anos de emancipação política promovido pela Prefetura de São José do Campestre através da Secretaria Municipal de Turismo

O percusso sairá da Fazenda Barrinha com destino a quadra de esportes do bairro Paraíba, onde terá o encerramento com churrasco gratuito e uma feijoada dançante para os participantes.

A programação terá também a entrega de kits  para os vaqueiros contendo uma camiseta com boné as 08h30. A largada será às 09h. e às 10h30 haverá uma pausa em frente à igreja matriz para a benção dos vaqueiros.

O evento tem por objetivo incentivar a prática do turismo rural e a valorização histórico-cultural, através da cavalgada, gastronomia entre outros.

Segundo o secretário de turismo, William Moura, esse é um segmento que vem crescendo, oportunizando o lazer, contato com a natureza e atividades no espaço rural e natural. "Será um passeio que pode ser feito com a familia e amigos. Quem participa nunca esquece. É um evento de confraternização que resgata e valoriza a vida rural da região. Quem não for, vai cair do cavalo", enfatizou William Moura.

A cavalgada conta com o apoio do técnico da Emater Sebastião Coelho e do Empresário Lula de Men.oura, esse é um segmento que vem crescendo, oportunizando o lazer, contato com a natureza e atividades no espaço rural e natural. "Será um passeio que pode ser feito com a familia e amigos. Quem participa nunca esquece. É um evento de confraternização que resgata e valoriza a vida rural da região. Quem não for, vai cair do cavalo", enfatizou William Moura.

A cavalgada conta com o apoio do técnico da Emater Sebastião Coelho e do Empresário Lula de Men.